Vencedor do principal festival de cantoria nordestina, consolida seu nome na arte do improviso |
Radicado em Caruaru, Agreste de Pernambuco há cerca de vinte anos, o potiguar Raullino Silva já é um nome consagrado no repente nordestino, sendo pentacampeão desse desafio com vitórias em 2011, 2016, 2019, 2020 e, agora, 2024, consagrando o seu prestígio entre os grandes defensores da arte do improviso, reafirmando seu lugar de destaque no cenário poético regional.
Organizado pelo poeta Iponax Vila Nova, que também apresenta o evento, o Desafio Estado contra Estado se diferencia de outros festivais por suas rigorosas regras de classificação e o alto nível de exigência dos competidores, que precisam compor estrofes com criatividade e precisão em um curto espaço de tempo. Este ano, o evento também homenageou o poeta Sebastião Dias, que faleceu em dezembro do ano passado, celebrando seu legado para a cultura do repente.
Os troféus entregues aos vencedores foram produzidos de forma artesanal pelo artista plástico e poeta Espingarda do Cordel, enriquecendo ainda mais a simbologia e o valor das premiações.
Para quem deseja reviver as apresentações, confira o vídeo da transmissão do evento: