O distrito também conta com uma base nova, descentralizada, funcionando 24h |
O SAMU foi inicialmente implantado na sede do município de Brejo da Madre de Deus em 2007, durante a gestão do então prefeito Roberto Asfora, com a aquisição de uma ambulância do governo federal. Em 2014, o prefeito Roberto Asfora novamente fortaleceu o serviço, expandindo-o para São Domingos com a conquista de mais uma ambulância, desta vez doada pelo Governo do Estado, e Asfora mantendo o serviço de forma independente até a habilitação pelo Governo Federal anos depois.
No entanto, o SAMU enfrentou sérios desafios nas administrações seguintes. Durante essas gestões, a falta de manutenção e cuidados com os veículos resultou em uma frota desgastada, impactando negativamente a qualidade do serviço prestado. Em um dos casos mais críticos, a ambulância do SAMU ficou desativada por meses, após bater o motor, sendo abandonada no pátio da prefeitura.
Nova base descentralizada e SAMU novo em São Domingos |
A chegada da nova ambulância, viabilizada por uma doação do Ministério da Saúde, é um alívio importante na reestruturação do SAMU em São Domingos. A gestão municipal também disponibilizou uma nova base para o SAMU, fazendo de Brejo da Madre de Deus o único município atendido pela Central de Regulação do Agreste, que conta com duas bases do SAMU. É importante lembrar que essa renovação na saúde coincide com a evolução da Policlínica de São Domingos para o Hospital Teófilo Sales Asfora, fortalecendo ainda mais o atendimento de saúde na região.
Do Estação Notícias