O religamento do sistema de orientação de pousos dos aviões
do Aeroporto Internacional do Recife foi adiado e, assim, voos continuam sendo
desviados e cancelados quando chove forte. Por sorte, as chuvas diminuíram no
Estado, mas na manhã desta segunda-feira (14/8), pelo menos um voo
internacional teve que alternar - nome técnico dado ao desvio para outro
aeroporto.
Foi o recém-lançado Recife-Orlando, da Azul, que retornava à
capital e foi desviado para Fortaleza (CE). E antes, arremeteu duas vezes,
deixando passageiros assustados, embora o movimento seja uma prática comum
entre pilotos.
Sem o religamento do sistema de orientação de pousos -
Sistema de Pousos por Instrumentos (no inglês, Instrument Landing System –
ILS), os pilotos não conseguem descer quando não têm visualização da pista. O
ILS é fundamental para orientar pilotos quando está chovendo e não há
visibilidade da pista.
Assim como os cancelamentos, os desvios e a prática de
arremeter o voo assustam e provocam transtornos para passageiros e custos para
as companhias aéreas. Desde que as chuvas começaram, já são dezenas de voos
impactados.