terça-feira, 15 de agosto de 2023

Voos são desviados do Aeroporto do Recife por conta de problema em aparelho

O religamento do sistema de orientação de pousos dos aviões do Aeroporto Internacional do Recife foi adiado e, assim, voos continuam sendo desviados e cancelados quando chove forte. Por sorte, as chuvas diminuíram no Estado, mas na manhã desta segunda-feira (14/8), pelo menos um voo internacional teve que alternar - nome técnico dado ao desvio para outro aeroporto.

Foi o recém-lançado Recife-Orlando, da Azul, que retornava à capital e foi desviado para Fortaleza (CE). E antes, arremeteu duas vezes, deixando passageiros assustados, embora o movimento seja uma prática comum entre pilotos.

Sem o religamento do sistema de orientação de pousos - Sistema de Pousos por Instrumentos (no inglês, Instrument Landing System – ILS), os pilotos não conseguem descer quando não têm visualização da pista. O ILS é fundamental para orientar pilotos quando está chovendo e não há visibilidade da pista.

Assim como os cancelamentos, os desvios e a prática de arremeter o voo assustam e provocam transtornos para passageiros e custos para as companhias aéreas. Desde que as chuvas começaram, já são dezenas de voos impactados.