sábado, 25 de março de 2023

Recife confirma primeira morte por chikungunya em 2023

Foi confirmada, neste sábado (25), a primeira morte por chikungunya no Recife em 2023. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a vítima é um homem de 33 anos, que morava no Ibura, na Zona Sul da cidade.

De acordo com a secretaria, o homem, que tinha hipertensão e era cardiopata, morreu no dia 26 de fevereiro.

Ele foi atendido no dia 21 do mesmo mês, em uma unidade de saúde estadual com tosse seca, febre e sintomas gripais. Após o atendimento, foi liberado de volta para casa.

No dia seguinte, o homem voltou para a unidade de saúde apresentando tosse com sangue. Quatro dias depois, o quadro de saúde se agravou e ele foi transferido para um hospital da rede pública do estado, onde morreu. Ainda de acordo com a prefeitura, após a coleta de amostra e discussão do caso com equipe técnica da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife, a morte foi confirmada por critério clínico laboratorial. Dados

Em Pernambuco, de janeiro até 11 de março deste ano, foram registrados 257 casos de dengue e 65 de chikungunya, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O número representa uma queda em relação aos três primeiros meses do ano passado, quando foram notificados 873 casos de dengue e 1.735 de chikungunya. 

Fonte: g1