quinta-feira, 6 de agosto de 2026

Guardas municipais já superam efetivo da Polícia Civil em Pernambuco, aponta estudo

Um levantamento divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revela que Pernambuco já possui mais guardas municipais do que policiais civis em atividade. Segundo o estudo, o estado conta com 6.111 guardas municipais distribuídos em 98 municípios, enquanto a Polícia Civil possui 4.326 agentes.

Os dados fazem parte da segunda edição do estudo “Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil”, que destaca o crescimento das Guardas Municipais em todo o país e a ampliação de sua atuação nas atividades de segurança pública.

De acordo com o relatório, Pernambuco está entre os estados nordestinos com maior presença dessas corporações. O levantamento reúne informações do Ministério do Trabalho, do IBGE e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O estudo também aponta que quatro municípios pernambucanos possuem efetivos de Guardas Municipais acima do limite previsto no Estatuto Geral das Guardas Municipais. São eles:

• Ipojuca - 417 guardas (limite aproximado de 297);
• Solidão - 63 guardas (limite de 21);
• Xexéu - 54 guardas (limite de 46);
• Tamandaré - 101 guardas (limite aproximado de 94).

Entre os casos, Solidão, no Sertão de Pernambuco, chamou a atenção dos pesquisadores por possuir um efetivo três vezes maior que o permitido para um município com pouco mais de 5 mil habitantes.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, atualmente não existe um órgão nacional responsável por fiscalizar o cumprimento desses limites legais. Em todo o Brasil, 44 municípios mantêm efetivos acima do teto estabelecido pela legislação.