quarta-feira, 3 de junho de 2026

UP lança Professora Camila na disputa pelo Governo de Pernambuco

Anúncio foi feito durante congresso da legenda no Recife e amplia a presença da esquerda na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas
O partido Unidade Popular (UP) oficializou o nome de Camila Falcão, conhecida como Professora Camila, como pré-candidata ao Governo de Pernambuco. O anúncio aconteceu no Recife, durante a abertura do congresso extraordinário da legenda.

O evento contou ainda com a presença de Samara Martins, pré-candidata da sigla à Presidência da República. Até o momento, a UP não divulgou o nome que irá compor a vice na chapa, nem os demais integrantes da composição majoritária.

Natural de Vitória de Santo Antão, no Agreste pernambucano, Professora Camila construiu sua trajetória ligada à educação e aos movimentos sociais. Graduada em História, atuou na educação popular e teve participação ativa no movimento estudantil dentro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde também exerceu função de coordenadora geral do DCE Odijas Carvalho de Souza.

A pré-candidata também integrou o Movimento Luta de Classes, participando de mobilizações e greves envolvendo diferentes categorias, como profissionais de enfermagem, professores e trabalhadores da limpeza urbana. Atualmente, coordena o Movimento de Mulheres Olga Benario, voltado ao enfrentamento da violência contra mulheres e crianças.

Cenário eleitoral em Pernambuco:

Com o nome de Camila Falcão pelo campo da esquerda revolucionária, Pernambuco passa a reunir diferentes forças políticas na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Além da Professora Camila (UP), aparecem como pré-candidatos a governadora Raquel Lyra (PSD), o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB); e o ex-vereador da capital pernambucana Ivan Moraes (PSOL).