O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao seu pai: “Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!” Lucas 15.28-30
O filho mais velho parecia fazer tudo certo. Era responsável, obediente e dedicado. Por fora, sua vida era impecável. Mas, por dentro, o coração estava pesado. A inveja, a ira e a amargura tomaram espaço onde deveria haver amor.
A parábola do filho pródigo nos lembra que não basta agir corretamente se o coração está cheio de sentimentos ruins. Deus não olha apenas para nossas atitudes, mas também para o que carregamos dentro de nós.
Um coração limpo é aquele que aprende a perdoar, a se alegrar com a graça e a viver em paz. Precisamos pedir a Deus que purifique nosso interior, para que nossas ações reflitam um coração alinhado com o Seu.
Oração: Senhor, limpa meu coração de todo sentimento ruim. Retira de mim a ira, o ciúme e a amargura, para que eu possa te agradar por inteiro. Amém.