terça-feira, 4 de novembro de 2025

Operação internacional derruba “gatonet” e deixa milhares de brasileiros sem acesso

Ação sigilosa conduzida na Argentina desativou dezenas de plataformas ilegais de streaming e TV
Milhares de brasileiros ficaram sem acesso aos serviços ilegais de TV e streaming (TV Box pirata), após uma grande operação contra a pirataria digital realizada na Argentina. A ação, que teria ocorrido no fim de agosto, começou a surtir efeito neste fim de semana, quando vários aplicativos populares simplesmente deixaram de funcionar.

De acordo com informações da Alianza, entidade que reúne empresas do setor audiovisual e combate a pirataria na América Latina, o processo corre em segredo de Justiça. As desativações estariam ligadas ao avanço das investigações do Ministério Público argentino sobre uma organização responsável pela oferta de conteúdo pirata em larga escala.

Entre os serviços derrubados estão plataformas conhecidas entre os usuários de “gatonet”, como My Family Cinema, Eppi Cinema e TV Express, que funcionavam como verdadeiras versões clandestinas da Netflix, oferecendo centenas de filmes, séries e canais pagos sem autorização das distribuidoras originais.

Nos últimos dias, redes sociais e sites de reclamações foram inundados por mensagens de usuários indignados. Muitos afirmam que os aplicativos simplesmente sumiram após uma atualização automática. Em alguns casos, clientes relataram ter perdido planos anuais já pagos.

Captura de tela do app My Family Cinema, exibindo mensagem informando que serviço está fora do ar
Imagem: Reprodução

Quem tentou acessar o My Family Cinema e o Cinefly se deparou com uma mensagem inesperada informando o encerramento permanente das atividades por “questões de direitos autorais”. A nota ainda agradece pelo apoio dos usuários e deseja “tudo de melhor na descoberta de novos aplicativos que enriqueçam a vida digital”.

A operação também afetou uma ampla lista de plataformas ilegais presentes em TV boxes de marcas populares, como BTV e Duosat. Entre os serviços derrubados estão Weiv TV, Red Play, Duna TV, Blue TV, MegaTV+, Pulse TV, Football Zone, PLUSTV, Nossa TV, entre outros.

Ainda não há estimativas oficiais sobre o número de brasileiros impactados, mas a quantidade de reclamações e a extensão das plataformas envolvidas indicam que o golpe foi significativo. Especialistas apontam que novas operações semelhantes podem ocorrer nos próximos meses, em meio ao cerco crescente contra o mercado de pirataria digital na América Latina.