quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Saiba quem eram os homens que morreram após suspeita de intoxicação por metanol em Pernambuco

Jonas da Silva Filho (esquerda) e Celso da Silva (direita) morreram por suspeita de intoxicação por metanol
Três moradores de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, deram entrada em unidades de saúde entre o fim de agosto e início de setembro com sintomas compatíveis a uma possível intoxicação por metanol. Dois morreram e um sobreviveu com sequelas na visão.

As vítimas foram Jonas da Silva Filho, de idade não informada, Celso da Silva, de 43 anos, e Marcelo dos Santos Calado, de 32.

Jonas foi o primeiro a passar mal. Em 29 de agosto, procurou o Hospital Municipal Maria da Penha com náuseas, dificuldade para enxergar, pressão alta e taquicardia. Ele morreu antes de ser transferido para o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru.

Celso apresentou sintomas semelhantes e foi internado no HMV em 2 de setembro. Não resistiu e morreu no dia 9.

Marcelo, cunhado de Celso, foi atendido no HMV em 4 de setembro com vômitos, náuseas e visão turva. Ele recebeu alta apenas no dia 23, mas ficou com sequelas visuais.

Com medo, muitas pessoas já estão deixando de consumir bebidas destiladas em Pernambuco
Os casos foram notificados ao Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) e ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A Apevisa deu início a fiscalizações em depósitos e pontos de venda de bebidas alcoólicas.

O metanol, quando ingerido, pode causar sintomas leves nas primeiras horas, mas evoluir para cegueira, convulsões e morte. As investigações seguem para esclarecer a origem da possível contaminação.