O município de Gravatá, no Agreste Central, se tornou o grande centro das atenções da cultura pernambucana com a edição do Festival Pernambuco Meu País. Nesta sexta-feira (22), a festividade contou com a presença da governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, que participaram da primeira noite de shows no palco principal, instalado no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. O evento segue na cidade até este domingo (24), com apresentações musicais, de dança, teatro e diversas linguagens artísticas.
A gestora cumprimentou o público em sua chegada e reforçou o compromisso com a valorização da cultura pernambucana. “Ver de perto essa festa acontecendo no meio da rua, com as pessoas podendo brincar com tranquilidade, é maravilhoso. O Festival Pernambuco Meu País é uma demonstração da força da nossa arte, nossa cultura, nossas tradições e movimentos culturais. E o melhor de tudo é que a Polícia Militar e a Polícia Civil estão presentes, garantindo que todos possam aproveitar com muita segurança. Esse é um evento que reforça o quanto nós somos, de fato, um país, e o quanto a nossa cultura fala sobre quem somos”, destacou Raquel Lyra.
A vice-governadora Priscila Krause considera que o festival está consolidado no calendário pernambucano. “É uma iniciativa maravilhosa e que chegou para ficar. O Festival Pernambuco Meu País nasceu grande e está ficando cada vez maior. Hoje vemos toda a nossa pernambucanidade nos shows e nas atividades culturais que seguem até domingo”, declarou.
Durante todo o final de semana, a cidade serrana vai receber mais de 130 atividades e mais de 10 polos de vivência cultural gratuitos espalhados em vários pontos da cidade.
“Gravatá é um lugar com uma programação cultural e turística bastante intensa ao longo do ano, com muitos eventos, e o Festival Pernambuco Meu País se soma a esse calendário. São três dias de evento e a expectativa é de hotelaria cheia, restaurantes e bares movimentados, com todo mundo vivendo essa grande festa”, contou a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.
Na noite de abertura, passaram pelo palco Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Fagner Chaves, Mara Pavanelly, entre outros artistas. O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, avalia que o Festival fortalece o turismo no interior. “O festival está trazendo muitas pessoas nesse momento oportuno, entre agosto e setembro, um período que já está um pouco fora da alta temporada turística do município. Isso demonstra que o Governo do Estado vem investindo em eventos e apresentando uma proposta alternativa dentro da cena cultural, movimentando a cadeia econômica do turismo no interior”, comentou.
Para o deputado federal Eduardo da Fonte, a iniciativa do Governo do Estado permite que toda a população tenha acesso à cultura. "É fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco que possamos levar a cultura, divulgar o nosso Estado e valorizar as particularidades de cada uma das suas regiões", disse. Já o deputado estadual Joãozinho Tenório pontuou que o festival contribui para a economia do Estado. “Além do festival cultural, que resgata a nossa cultura e a autoestima do nosso povo, há também o aquecimento da economia. A gente vê o povo feliz nas ruas, a rede hoteleira lotada, restaurantes cheios, gerando muitos empregos”, frisou.
Além do pátio de eventos, a programação ocupa espaços como o Mercado Municipal, a Praça Joaquim Didier e o Memorial de Gravatá, com audiovisual, economia criativa, teatro, literatura e artes visuais. O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, agradeceu pelo município ter sido contemplado com a festa. “O município fica bastante agradecido ao Governo do Estado. Gravatá é uma referência, as pessoas gostam do clima da cidade, especialmente neste período, e nada melhor do que um festival que vem divulgar a cultura pernambucana e fortalecer todas as expressões culturais", pontuou. Na próxima semana, de 29 a 31 de agosto, o Pernambuco Meu País estará em Arcoverde; e também de 28 a 31 de agosto, em Riacho das Almas, durante o Festival do Frio do Vitorino.