sexta-feira, 11 de abril de 2025

Semana Santa tem megaoperação de segurança com reforço de mais de 8 mil agentes em Pernambuco

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), deu início nesta quinta-feira (11) à Operação Semana Santa 2025. A ação segue até o dia 20 de abril com um investimento de R$ 1.449.720,00 e reforço de 8.054 jornadas extras de profissionais da segurança pública, o que representa um aumento de 10,8% em relação ao ano passado.

A operação envolve o trabalho integrado de diferentes órgãos e o uso de tecnologias avançadas, como drones, reconhecimento facial, Plataforma de Observação Elevada (POE) e patrulhamento aéreo realizado pelos helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Estão envolvidos diretamente na operação 4.700 policiais militares, 636 policiais civis, 1.777 bombeiros militares, 113 peritos da Polícia Científica, 172 servidores da Corregedoria, 127 da Defesa Civil estadual e 529 profissionais de outros setores da SDS.

Segundo a coordenadora da operação e secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, todos os protocolos foram definidos com o objetivo de garantir a segurança dos moradores e visitantes durante o período festivo, marcado por grandes deslocamentos e eventos religiosos e culturais em todo o estado.

Os principais acessos às praias do litoral Norte e Sul, além das cidades do Agreste como Brejo da Madre de Deus que concentra celebrações da Semana Santa como a Paixão de Cristo, terão fiscalização reforçada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). A Operação Lei Seca também será intensificada, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde.

Durante os dias de maior movimentação, o Centro de Comando de Caruaru, no Agreste, atuará de 11 a 20 de abril, das 14h às 2h, garantindo o monitoramento e a coordenação das ações em tempo real.

A Operação Semana Santa 2025 reafirma o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e a tranquilidade da população durante um dos períodos mais importantes do calendário pernambucano.