quinta-feira, 3 de abril de 2025

Prefeito de Pesqueira Marcos Xukuru é afastado por 30 dias por suspeita de desvio em licitações

A suspenção veio após ação da Polícia Civil que investiga fraude e lavagem de dinheiro
O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, foi afastado do cargo por 30 dias após a Polícia Civil de Pernambuco deflagrar, nesta quinta-feira (3), a operação "Pactum Amicis", que investiga uma organização suspeita de corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. 

A investigação, em andamento desde abril de 2022, resultou no cumprimento de um mandado de prisão, 15 buscas e apreensões e medidas cautelares como suspensão de funções públicas, bloqueio de ativos financeiros e sequestro de bens. As decisões foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Pesqueira.

A Prefeitura afirmou que o afastamento ocorreu porque Xukuru era secretário municipal no período apurado. Em nota, a defesa do prefeito negou envolvimento nos crimes, classificando as acusações como "infundadas" e alegando "perseguição política". 

A operação mobilizou agentes da 3ª Delegacia de Combate à Corrupção de Caruaru (3ª DECCOR), sob comando do delegado Jeová Miguel Filho, que deve prestar esclarecimentos em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (4), no Recife. O caso tem repercutido em Pesqueira e no Agreste pernambucano, onde autoridades aguardam novos desdobramentos.