Pernambuco é o estado com a maior proporção de alunos
em tempo integral matriculados na rede pública de ensino médio, de
acordo com o Censo Escolar 2024, divulgado nesta quarta-feira (9),
pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.
O Censo Escolar 2024 revelou que as matrículas em escolas de
tempo integral da rede pública passaram de 18,2%, em 2023, para 22,9% em 2024,
totalizando 965 mil inscrições. Em Pernambuco, 69,6% dos estudantes
do ensino médio estão matriculados nesta modalidade, que geralmente tem carga
horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Já as escolas
que adotam o período parcial funcionam com carga horária de 4 horas diárias.
No ranking, Pernambuco aparece com folga à frente de estados
como Ceará (54,6%), Paraíba (54,5%), Piauí (54,1%), Sergipe (35,2%) e Espírito
Santo (33,7%). O levantamento aponta um avanço de 8,5% em relação a 2023 no
quantitativo de matrículas divididas entre educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio, no Brasil. Ao todo, foram mais de 7,9 milhões de
matrículas na modalidade tempo integral.
Na rede pública de ensino, cerca de 33,4% das matrículas de
educação infantil foram na modalidade de tempo integral. No ensino fundamental,
a modalidade representou 19,1% das matrículas totais, enquanto no ensino médio
foram 23,1%.
No caso das escolas particulares, a oferta por ensino
integral não foi tão expressiva, uma vez que apenas 11,9% das matrículas de
ensino médio em instituições privadas foram de tempo integral em 2024. Já no
ensino fundamental, o número foi ainda menor, com 3,4% dos alunos matriculados
na modalidade de tempo integral.
O Censo Escolar é produzido todos os anos e serve como base
para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O censo é a
principal e mais completa pesquisa estatística da educação básica do país. Ele
é coordenado pelo Inep e desenvolvido junto com secretarias estaduais e
municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e
privadas do País.
Os dados coletados são utilizados pelo Governo Federal para
que sejam feitos os repasses para os estados e municípios e para o planejamento
e divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo ainda serve como
ferramenta para compreensão da situação educacional no Brasil para
acompanhamento da efetividade das políticas públicas educacionais.