terça-feira, 18 de março de 2025

Vazamento de esgoto em Porto de Galinhas assusta banhistas e afeta comerciantes

Ligações clandestinas na rede de drenagem pluvial causam descarte irregular de esgoto no mar
Um vazamento de esgoto chamou preocupou moradores e turistas em Porto de Galinhas, um dos destinos mais famosos de Pernambuco, localizado no município de Ipojuca. Imagens que circulam nas redes sociais mostram um fluxo de água suja correndo pela areia da praia e desembocando no mar, próximo às piscinas naturais. O problema ocorreu após a reabertura da rede de drenagem pluvial, que foi reativada para evitar alagamentos durante o período de chuvas intensas.

De acordo com a prefeitura de Ipojuca, a rede de drenagem pluvial foi projetada para escoar água da chuva, mas sofreu interferências devido a ligações clandestinas de esgoto feitas por moradores e comerciantes da região. Apesar dos esforços para fechar essas conexões irregulares, a necessidade de evitar alagamentos levou à reabertura do sistema, o que resultou no vazamento de esgoto na praia.

O comerciante Macario Félix, que registrou o ocorrido, destacou que situações como essa são recorrentes durante o período chuvoso. "Sempre que chove, isso acontece. A água de esgoto vai direto para os turistas, e o cheiro fica insuportável", relatou. Em um dos vídeos, é possível ver um turista tentando se afastar da água suja que passava por baixo de sua mesa, próximo ao mar.

A Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) já foi acionada e enviará uma equipe ao local para avaliar o impacto ambiental do vazamento. Enquanto isso, a prefeitura de Ipojuca afirmou que intensificará a fiscalização para identificar e responsabilizar os responsáveis pelas ligações irregulares.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ressaltou que não opera o sistema de esgotamento sanitário em Porto de Galinhas, mas informou que está investindo R$ 57 milhões na implantação de uma rede de esgoto na região. A obra, que deve ser concluída em julho de 2026, visa solucionar problemas crônicos de saneamento no local.

Enquanto as obras de saneamento não são finalizadas, a população e os visitantes esperam por medidas eficazes para evitar que situações como essa se repitam em Porto de Galinhas, um dos cartões-postais mais importantes de Pernambuco.