sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

OPERAÇÃO CARRO-PIPA: Após protestos, Governo Federal afirma que pagamento será normalizado

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou na tarde de hoje (27/02), o pagamento da Operação Carro-Pipa. 

A medida ocorre após vários protestos realizado por pipeiros - (motoristas que transportam água nos pipas) neste mesmo dia, em vários estados do Nordeste.

Os pipeiros alegam atrasos no pagamento dos meses de novembro e dezembro de 2024, e janeiro desse ano. A categoria também reivindica a continuidade do programa nos próximos meses de 2025.

Brasília (DF) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que o pagamento para a Operação Carro-Pipa está sendo efetuado nesta quinta-feira (27).

Para viabilizar o pagamento foi necessário um pedido de descentralização de recursos do ministério, feito à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e ao Tesouro Nacional, concedido na data de hoje.

O pedido, encaminhado à SOF no dia 07 de fevereiro, seguiu todos os trâmites necessários e ocorreu em função da Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não ter sido aprovada pela Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados.

A fatura da Operação Carro-Pipa, no valor de R$ 50 milhões, superou a capacidade orçamentária disponível para cobrir simultaneamente essa despesa e os custos administrativos do MIDR. Com a aprovação da LOA prevista para março, os fluxos serão normalizados.