segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Filho de paciente denuncia ter encontrado larvas em refeição servida em hospital particular no Recife

Hospital alega que elementos encontrados no feijão não são larvas, mas sim radículas
A qualidade das refeições servidas no Hospital Unimed 3, localizado no bairro da Ilha do Leite, Recife, está sendo questionada após o filho de uma paciente denunciar a presença de pequenos elementos em um prato de feijão preto. Robson José Lima da Silva, motorista, registrou imagens mostrando o que ele acreditava serem pequenas lagartas na borda do prato servido à sua mãe, Acidália Maria Lima da Silva, de 76 anos. Acidália está internada no hospital particular desde que sofreu uma queda na última semana de 2024.

Ao relatar o ocorrido, Robson afirmou que percebeu os elementos durante o almoço de sábado (4) e chamou a atenção da técnica de enfermagem responsável pela entrega das refeições. A funcionária trocou o prato, mas, segundo Robson, a nova porção também continha os mesmos elementos. "Eu disse: 'Amiga, veja só o que tem aqui ao lado'. Ela disse que ia trazer outro. Quando ela trouxe outro prato, pensei: 'Vou comer e não vou botar o feijão'. Quando terminei de comer, derramei o feijão e vi como estava. E tinha o mesmo problema", contou ele.

Procurada, a Unimed Recife enviou uma nota no domingo (5) afirmando que os elementos encontrados no feijão não eram larvas, mas sim radículas de feijão, pequenos brotos resultantes do processo de germinação do grão. Segundo a empresa, as radículas são inofensivas para a saúde.

A irmã de Robson, Horasa Andrade, também acompanhando a internação da mãe, fez uma denúncia à Vigilância Sanitária do Recife sobre o ocorrido. "Isso é um absurdo. [...] É questão mesmo de saúde, revoltante é isso. Como é um local que é para cuidar da saúde das pessoas, isso é inadmissível", declarou Horasa.

A Secretaria de Saúde do Recife informou que ainda não recebeu a denúncia pela Ouvidoria e que o hospital é inspecionado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Apevisa). A secretaria afirmou que, uma vez formalizada a queixa, o caso será encaminhado ao órgão estadual para a articulação de uma possível ação conjunta.

O Hospital Unimed Recife, em nota, reforçou seu compromisso com a qualidade e segurança dos serviços prestados, ressaltando que seus 53 anos de história são pautados pelo cuidado com os pacientes e pela excelência tanto no serviço médico quanto nos produtos e serviços ofertados.

A situação continua sendo acompanhada pela família da paciente e pelas autoridades de saúde, enquanto se aguarda uma resposta oficial da Apevisa sobre a investigação da denúncia.

Fonte: g1