quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

PM filmado matando mototaxista após discussão por R$ 7 é afastado das funções por 120 dias

O sargento da Polícia Militar de Pernambuco, Venilson Cândido da Silva, de 50 anos, foi afastado por 120 dias de suas funções após ser flagrado em um vídeo de câmera de segurança matando o mototaxista Thiago Fernandes Bezerra, de 23 anos. A ordem de afastamento foi assinada pelo secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e publicada no Boletim Geral da SDS.

O incidente, que ocorreu no último domingo (1º), teve como estopim uma discussão pelo pagamento de R$ 7, resultando na morte de Thiago. Para o secretário, a medida tem como objetivo garantir a ordem pública, assegurar a instrução regular do processo disciplinar em andamento pela Corregedoria Geral da SDS e viabilizar a aplicação correta das sanções disciplinares.

Segundo Alessandro Carvalho, Venilson é suspeito de "práticas de atos incompatíveis com as funções públicas". Além do afastamento, o secretário determinou que a identificação, armas e utensílios funcionais de Venilson sejam recolhidos dentro de 24 horas. Caso o Processo Administrativo Disciplinar não seja concluído até o fim dos 120 dias, o prazo poderá ser prorrogado por um período igual.