O teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, desabou na tarde desta sexta-feira (30), resultando na morte de dois homens e deixando ao menos 22 pessoas feridas. O incidente ocorreu por volta das 13h30, enquanto a igreja realizava a distribuição de cestas básicas para a comunidade local.
No momento do desabamento, havia entre 60 e 70 pessoas dentro da igreja. Vídeos registrados por testemunhas mostram o cenário caótico com o teto da igreja colapsado sobre os bancos e pessoas correndo para socorrer as vítimas. Os feridos foram prontamente levados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta e para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby.
As autoridades ainda estão investigando as causas do desabamento. O incidente ocorreu apenas 100 dias antes da tradicional Festa do Morro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Recentemente, o santuário havia concluído a instalação de placas solares no teto, seis dias antes do ocorrido, o que será analisado durante as investigações.
O Corpo de Bombeiros enviou 32 militares ao local para
auxiliar nos resgates, juntamente com 15 policiais militares, equipes do
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e a Defesa Civil do Recife. As
causas exatas do desabamento ainda não foram determinadas, mas as investigações
estão em andamento para esclarecer os motivos que levaram ao colapso da
estrutura.