sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo, no interior de São Paulo

Aeronave transportava 58 passageiros e 4 tripulantes
Um avião com 62 pessoas a bordo caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira, 9, informou o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Daniel Nel Bouer, assessor de imprensa da prefeitura de Vinhedo, confirmou para a TV Globo que não há registro de sobreviventes.

A Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave, informou, por meio de nota, que o avião, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo 2283 tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Conforme a Agência Nacional de Avião Civil (Anac), esse modelo de avião comporta até 68 passageiros.

"A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo", informou a companhia aérea.

"A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores", acrescentou no comunicado.

Segundo os bombeiros, sete equipes foram deslocadas por volta das 13h25 para um chamado na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar também estão no local.

O avião caiu dentro do condomínio residencial Recanto Florido. Em entrevista à TV Globo, o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, disse que o avião caiu próximo de uma residência, mas nenhuma pessoa em solo teve ferimentos.

Após o acidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também emitiu uma nota e informou que a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283.

"Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência", disse.

Por volta de 16h, o coronel Cassio, da Polícia Militar, chegou ao local e disse à Globo que está sendo montado um posto de comando e uma força-tarefa na região, para dar o suporte necessário às instituições envolvidas.  Pelo que foi verificado até o momento, a aeronave caiu verticalmente e está totalmente destruída.

"O papel da Polícia Militar e de todas as instituições envolvidas é de primeiro entender o que aconteceu, toda a dinâmica, e verificar a possibilidade de termos sobreviventes", complementou.

Por meio das redes sociais, o governo de São Paulo informou que o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), iria voltar para o estado de São Paulo, acompanhar de perto os trabalhos das equipes em Vinhedo.

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e a Polícia Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para o local.

Ainda conforme o governo, equipes do Hospital das Clínicas da Unicamp e o Hospital Estadual de Sumaré estão preparadas para o atendimento de eventuais pacientes que forem encaminhados.

A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel enviou um comunicado à TV Globo informando que aguarda informações da companhia aérea Passaredo. "No momento, é o único órgão que detém informações oficiais", disse.

Além disso, a gestão do aeroporto informou que uma operação padrão de emergência regida pela equipe está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.

Em nota, a Anac lamentou o acidente e informou que está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares.

"A Anac lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nesta sexta-feira, 9 de agosto, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes. A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Cenipa."

Fonte: Portal Terra