O governo do estado abriu nesta terça-feira (23) mais 12 mil vagas para mulheres de baixa renda que quiserem receber um auxílio mensal de R$ 300, por meio do programa Mães de Pernambuco. O programa pretende alcançar mais 100 mil pessoas e, segundo a gestão estadual, cerca de 94 mil pernambucanas já foram beneficiadas.
É possível se inscrever até 19 de agosto, pela internet. Para receber o auxílio, as mulheres precisam cumprir, simultaneamente, cinco critérios:
- -Ser responsável familiar;
- -Morar em Pernambuco;
- -Ser beneficiária do Bolsa Família com dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados;
- -Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de até 6 anos;
- -Não possuir vínculo empregatício formal.
O novo cadastro faz parte do ciclo de confirmação do programa, que começou em março e deve ir até setembro. As novas vagas foram abertas devido à saída de beneficiárias que não atendem mais aos critérios de elegibilidade, como serem mães de crianças com mais de 6 anos.
Além da inscrição na internet, segundo o governo, as mulheres também estão sendo cadastradas com o apoio dos municípios, que fazem busca ativa por pessoas que têm direito ao programa.
Como se inscrever?
É preciso acessar o site e, em seguida, informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento.
O sistema, de forma automática, vai informar se a mulher está elegível e se está dentro das vagas. Em caso positivo, basta confirmar o interesse em participar do programa. Se não estiver dentro das vagas, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera.
Os cartões para recebimento do benefício serão entregues na casa das beneficiadas, mas, em caso de não recebimento, o valor pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal, apresentando documento com foto.