Nesta quarta-feira (24), o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) realizou o Ato das Cruzes no Marco Zero de Caruaru. Centenas de cruzes foram colocadas simbolizando as vidas perdidas para a violência em Caruaru e no estado. A manifestação faz parte de uma série de protestos exigindo valorização e melhor estruturação para os policiais civis.
Os policiais estão em campanha salarial e exigem a inclusão da Polícia Civil nos investimentos do programa Juntos pela Segurança. Segundo Áureo Cisneiros, presidente do SINPOL, apesar do anúncio de um investimento bilionário para a segurança pública, a Polícia Civil ainda não recebeu nenhum recurso. Além disso, há uma falta de gestão na segurança pública em Caruaru, exemplificada pela não retomada das obras do Complexo da Polícia Científica e pela sobrecarga na Delegacia da Mulher.
Cisneiros destacou que Caruaru voltou a figurar entre as 50 cidades mais violentas da América Latina e criticou a falta de estrutura e os baixos salários dos policiais civis. Ele comparou os quase 100 homicídios ocorridos este ano em Caruaru com os 27 de Campina Grande (PB) no ano passado.