quinta-feira, 4 de julho de 2024

BR-104: após dez anos parada, duplicação tem trecho de 7,7 km liberado de Pão de Açúcar à Toritama

Após uma década de paralisação, a duplicação da BR-104, rodovia que atravessa grande parte do Nordeste, incluindo Alagoas, Pernambuco, Paraíba e parte do Rio Grande do Norte, está finalmente próxima da conclusão no Agreste pernambucano. Nesta terça-feira, o governo do Estado liberou ao tráfego 7,7 quilômetros dos 13,2 quilômetros que faltavam ser duplicados na região. 

O trecho, entre Toritama e Pão de Açúcar (distrito de Taquaritinga do Norte), estava incompleto devido a entraves administrativos da antiga gestão estadual com o governo federal. Em setembro de 2023, o Estado retomou os trabalhos. Além disso, foram liberados 10,9 quilômetros restaurados da BR-104 em Pão de Açúcar. 

As obras, que estão em andamento, têm previsão de conclusão até março de 2025. No entanto, a governadora Raquel Lyra (PSDB), em entrevista à Rádio Jornal, destacou que a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) estão empenhados em finalizar tudo até dezembro deste ano.


“É com muita alegria que entregamos esse primeiro trecho de sete quilômetros da duplicação da BR-104 para a população que vive na região ou circula por ela. Representa o compromisso do nosso governo com uma obra que se arrastava por anos e que decidimos resolver. Tivemos o apoio do governo federal, especialmente do ministro Renan Filho (Transportes), que resolveu promover a conciliação em uma disputa judicial que passou por diversos governos”, afirmou a governadora. 

O trecho está seguro para a circulação da população, e as obras seguem em ritmo acelerado. Estão em andamento a alça de acesso à cidade de Santa Cruz do Capibaribe e o viaduto próximo ao município de Toritama. A governadora também informou que o projeto da variante de Toritama foi contratado e, em breve, será iniciado o da travessia urbana.