terça-feira, 2 de julho de 2024

3 empresas de segurança privada que atuavam clandestinamente em Pernambuco foram fechadas pela PF

A Polícia Federal de Pernambuco (PFPE) anunciou nesta segunda-feira (1º) o fechamento de três empresas de segurança privada que operavam ilegalmente em Vitória de Santo Antão, Surubim e Agrestina. Ações ocorreram durante junho, devido às festas do ciclo junino. Também houve fiscalizações em Caruaru, Pesqueira, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. 

Desde 2017, a PF realiza operações contra empresas clandestinas de segurança. A falta de licença provoca concorrência desleal com empresas regulares, que pagam tributos e contratam vigilantes capacitados. Serviços ilegais representam risco à segurança pública, pois não são supervisionados pela PF e podem empregar pessoas com antecedentes criminais. 

A contratação de segurança clandestina põe em risco a integridade das pessoas e o patrimônio, pois esses serviços não têm suporte adequado e qualificação para resposta a ocorrências. Empresas autorizadas possuem dispositivos eletrônicos e planos táticos de segurança, oferecendo segurança e tranquilidade ao contratante, além de contribuir com impostos e direitos trabalhistas para seus funcionários. 

Somente empresas autorizadas pela PF podem prestar serviços de segurança privada no Brasil, conforme a legislação vigente. Denúncias sobre empresas de segurança clandestina podem ser feitas à PF.