A 24ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, realizada pelo Governo de Pernambuco entre os dias 3 e 14 de julho no Centro de Convenções, em Olinda, atraiu um público de 320 mil pessoas. O tema deste ano foi “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”. A feira contou com a participação de mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores, gerando um impacto econômico de R$ 108 milhões, considerando a projeção de negócios após o evento.
De acordo com pesquisas da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), 98,6% do público aprovou a Fenearte. Entre os visitantes, 22,5% eram turistas e 17,4% estavam participando pela primeira vez. O tíquete médio foi de R$ 462. Entre os expositores, 62% eram mulheres, e 52,3% tiveram expectativas de negócios superadas.
Destaques da Feira
- Participantes: A feira reuniu artesãos de todas as regiões do Brasil e de 28 países.
- Oficinas: 1.750 pessoas participaram de 14 oficinas gratuitas.
- Carteiras de Artesão: 379 novas carteiras foram emitidas e 64 renovadas pelo Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape).
- Palco Fenearte: 73 artistas se apresentaram, incluindo grupos de diversas manifestações culturais.
- Moda Fenearte: Realizou 7 desfiles e 4 rodas de diálogo sobre o mercado.
- Cozinha Fenearte: 17 aulas de gastronomia foram realizadas.
- Espaço Janete Costa: 13 atividades, incluindo palestras e lançamentos sobre artesanato, design e sustentabilidade.
Ações de Acessibilidade e Sustentabilidade
A Fenearte implementou várias ações de acessibilidade, proporcionando visitas guiadas para 342 pessoas com deficiência, um aumento de 35% em relação a 2023. Em termos de sustentabilidade, 10 toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas, revertendo renda para a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz. A feira também reduziu 5 toneladas de plástico em comparação com o ano anterior e coletou 2 toneladas de óleo e restos de comida para compostagem.
Próxima Edição
A 25ª edição da Fenearte já está sendo planejada e ocorrerá de 9 a 20 de julho do próximo ano. "Fechamos o ciclo deste ano comemorando o movimento, as vendas, os encontros e a assertividade das melhorias que trouxemos. Percebemos maior conforto e comodidade com o aumento dos guichês da bilheteria e a venda antecipada, a chegada de novos ambientes, como as exposições Pernambuco Faz Design e ‘O Som do Barro’, além da ampliação do nosso Circuito Fenearte, que segue até o final do mês de julho”, afirmou Camila Bandeira, diretora-executiva da Fenearte.