sexta-feira, 21 de junho de 2024

Inverno começou oficialmente; confira previsão de chuva para a nova estação em Pernambuco

O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20) e continuará até 22 de setembro. O solstício de inverno marca o dia mais curto e a noite mais longa do ano, devido à maior incidência de luz solar no Hemisfério Norte. As características principais desta estação são as baixas temperaturas e chuvas intensas.

Em Pernambuco, são esperados volumes de chuva entre normais e acima da média, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O meteorologista Thiago do Vale destacou que, devido ao Oceano Atlântico aquecido e à neutralidade no Pacífico, as chuvas ficarão um pouco acima da média, sem grandes anomalias.

O fenômeno Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs) será o principal responsável por chuvas intensas no estado. Estão previstos de 300 a 350 mm de chuva mensal na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, e entre 150 e 200 mm no Agreste. A umidade do ar deverá aumentar com as temperaturas mais baixas, e os ventos se intensificarão a partir de agosto.

Condições de temperatura no Oceano Pacífico estão voltando à média climatológica. O fenômeno La Niña, previsto para o segundo semestre de 2024, poderá aumentar as chuvas no Norte e Nordeste do Brasil, tornar o Sul mais seco, e provocar chuvas irregulares no Centro-Sul. Mesmo com La Niña, é importante considerar as altas temperaturas globais.