segunda-feira, 3 de junho de 2024

Hospital de São Domingos esclarece atendimento a paciente com suspeita de apendicite

A direção do Hospital Teófilo Sales Asfora, no distrito São Domingos, vem por meio desta esclarecer as informações sobre o caso da adolescente com hipótese diagnóstica de apendicite.

A paciente chegou à unidade neste domingo (02) às 11h25, foi atendida por toda a equipe multidisciplinar, devidamente medicada e se manteve estável durante todo o período em que esteve no hospital.

Às 13h53, foi prescrita dieta zero para a paciente, levantando-se a hipótese diagnóstica de apendicite pela equipe. Informamos à genitora que, embora a unidade contasse com ambulâncias, todas as macas estavam retidas devido à falta de leitos nos hospitais Mestre Vitalino, Regional do Agreste, Restauração e Otávio de Freitas.

Às 16h30, a genitora foi informada que um dos condutores estava indo resgatar uma maca e que, logo em seguida, seria realizada a transferência para o hospital de referência.

Mesmo tendo recebido todo o suporte necessário e estando estável, a genitora se evadiu da unidade com a paciente antes da conclusão do atendimento, embora soubesse que a maca chegaria em 10 a 15 minutos.

Destacamos que a equipe multidisciplinar esteve em constante comunicação com a genitora da paciente, que a paciente recebeu todo o suporte necessário e que não apresentou piora em seu quadro durante o período em que esteve no hospital.

A direção reforça que a unidade está apta para receber todos os pacientes que necessitem de atendimento de urgência e emergência. Ressaltamos que a retenção de macas nos hospitais de referência é uma questão estadual e não municipal. A unidade já dispõe de macas para atender todos os pacientes que precisarem.

Atenciosamente,

Direção Administrativa do Hospital Teófilo Sales Asfora