quarta-feira, 24 de abril de 2024

Conta de energia vai ficar mais barata em Pernambuco a partir da próxima segunda, 29 de abril

A ANEEL divulgou nesta terça-feira (23), que as contas de energia em Pernambuco vão ficar mais baratas. O reajuste médio será de -2,69%. Para os clientes residenciais, a queda será de -2,63%. Essas novas tarifas começam a valer a partir da próxima segunda-feira (29).

Confira os novos índices para a empresa Neoenergia PE:

  • Consumidores residenciais (B1): -2,63%
  • Consumidores cativos, Baixa tensão em média: -2,63%
  • Consumidores cativos, Alta tensão em média: -2,85%
  • Efeito Médio para o consumidor: -2,69%

O efeito médio da alta tensão se aplica às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, abrange as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda), B2 (Rural), B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades) e B4 (Iluminação pública).

Sobre os processos tarifários:

  • Revisão Tarifária Periódica (RTP): Define o custo eficiente da distribuição, metas de qualidade e perdas de energia, e os componentes do Fator X para o ciclo tarifário.
  • Reajuste Tarifário Anual (RTA): Acontece nos anos sem RTP. Durante esse processo, a Parcela B é atualizada com base no índice de inflação estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X.

Em ambos os casos, são incluídos os custos com compra e transmissão de energia, além dos encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.