quinta-feira, 14 de março de 2024

Dengue em alta: Pernambuco registra aumento expressivo de casos

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou hoje, quarta-feira (13), os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico das Arboviroses, revelando um preocupante aumento na incidência de casos de dengue no estado.

De acordo com o levantamento abrangendo as semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 09/03/2024, a incidência de casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes atingiu 70,1. Esse número é resultado da soma de casos sob investigação com casos já confirmados.

O boletim destaca que o total de casos prováveis de dengue até a Semana 10 alcançou 6.347, representando um aumento alarmante de 365,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, foram confirmados 469 casos de dengue, com cinco casos graves ainda sob investigação.

O documento identifica os municípios de Araçoiaba, Chã de Alegria, Terra Nova, Lagoa Grande e Belém do São Francisco e Itaquitinga como áreas de alta incidência de casos de dengue, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) - notificações acima de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes.

Regiões como VII, VIII, X e XII, localizadas no Sertão e Mata Norte, apresentam média incidência de casos para dengue. Além disso, dois óbitos suspeitos foram descartados, enquanto 16 óbitos notificados para arboviroses estão em fase de investigação.

O boletim também destaca a situação da Chikungunya, com 1.340 casos prováveis e uma incidência de 14,8 por 100 mil habitantes, e da Zika, que apresenta 116 casos prováveis sem confirmação de ocorrência.

A SES-PE ressalta a importância da vigilância e a necessidade de medidas preventivas para conter a propagação dessas doenças, enquanto os óbitos continuam sendo cuidadosamente investigados para confirmar ou descartar associação com arboviroses.