quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Aeroporto do Recife ganha capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano

Após um ano e oito meses de obras, a Aena inaugurou, nesta terça (12), a ampliação do Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade. 

Com isso, haverá um aumento de 60% da capacidade, que atualmente é de nove milhões de passageiros por ano. A expectativa é receber até 15 milhões de passageiros por ano.

Terminal mais movimentado do Nordeste, com mais de 700 mil passageiros por mês, ganhou 40% a mais de área construída, ficando com mais de 70 mil metros quadrados. São, agora, 5 mil metros quadrados a mais. 

Atualmente, o aeroporto do Recife é o sétimo em quantidade de passageiros embarcados e o quarto do país em bagagens embarcadas.

A solenidade contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), da governadora Raquel Lyra (PSDB), e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), entre outras autoridades. Além deles, também compareceram à solenidade o presidente mundial da Aena, Maurício Lucena Betriu, e a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández. 

“Para ampliar o turismo e garantir que o Estado possa crescer, precisamos de infraestrutura. E a ampliação do Aeroporto Internacional do Recife permite que possamos captar novos voos internacionais e oferecer muito mais conforto para aqueles que já funcionam nacionalmente. Temos um hub para o Nordeste e para o Brasil e, agora, oferecemos um aeroporto de altíssima qualidade, para garantir melhor trânsito para dentro e para fora do país. Para 2024, a gente prevê um crescimento de 20,2% do turismo na alta temporada em comparação ao ano passado. Isso deverá resultar em uma receita de R$ 2,4 bilhões, um aumento de R$ 400 milhões em relação à temporada de 2022-2023”, ressaltou Raquel Lyra.