terça-feira, 7 de novembro de 2023

Oferta de água é ampliada em São Domingos e Santa Cruz após operação policial de combate a furtos de água, diz Compesa

A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) anunciou um aumento significativo na vazão da Adutora de Tabocas, localizada no município de Santa Cruz do Capibaribe, como resultado de uma megaoperação policial de combate ao furto de água realizada no último mês de setembro. A ação da companhia e das autoridades policiais conseguiu recuperar um volume adicional de cinco milhões de litros de água por dia.

Esse incremento na vazão representa uma conquista importante para a região, que vinha enfrentando dificuldades no abastecimento de água na cidade. Com a água recuperada, a Compesa conseguiu ampliar a oferta de água em Santa Cruz do Capibaribe e garantir a regularização imediata do fornecimento de água em mais de 2 mil residências. Além disso, diversos bairros que estavam sofrendo com a escassez de água, como os bairros Malaquias e Arcoverde, voltaram a ser atendidos, saindo do colapso hídrico.

O aumento na vazão também beneficiou distritos vizinhos, com um incremento de 35% na oferta de água para os distritos de Pão de Açúcar, localizado em Taquaritinga do Norte, e São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. Isso resultou em melhorias significativas no abastecimento de água para essas áreas.

A operação de combate ao furto de água, chamada Operação Adutoras, foi uma das maiores ações de fiscalização contra furtos de água do Nordeste e envolveu mais de 270 integrantes de diversas instituições. Durante a operação, 32 pontos de furtos ao longo da Adutora de Tabocas foram identificados. Esses pontos desviavam a água para cisternas e abasteciam uma comercialização clandestina por meio de carros-pipas, onde a água era vendida a preços até quatro vezes mais caros do que as tarifas praticadas pela Compesa.

Para evitar futuros furtos que prejudicam a população, a Compesa, em parceria com a Secretaria de Defesa Social e outros órgãos de apoio, continuará a definir estratégias e realizar investigações em áreas críticas, visando coibir o furto de água.

A companhia também incentiva a denúncia de ligações clandestinas e furtos de água, e as informações podem ser fornecidas anonimamente pelos números de telefone 0800 0810195 (Compesa) ou 190 (Polícia). Essas denúncias são cruciais para a manutenção do abastecimento de água e para combater atividades ilegais relacionadas ao fornecimento de água.