sábado, 4 de novembro de 2023

ENEM 2023: Esquema de segurança terá ao menos dois PMs em cada local de prova em Pernambuco

O esquema de segurança para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio em Pernambuco (Enem) 2023 foi detalhado, pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). 

Denominada de Operação Enem 2023, este ano, a corporação promete empregar em média dois policiais militares por cada local de prova no estado.

Com isso, serão quase 4 mil PMs atuando nas 573 unidades que aplicarão as provas nos dias 5 e 12 de novembro.

O reforço policial é fruto de um convênio da Secretaria de Defesa Social (SDS) com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Este ano, o total de inscritos para a realização do exame em Pernambuco é de 218.867 candidatos.

Isso significa 15% a mais de cadastrados do que na edição passada, quando foram 189.596 feras. 

Detalhes

De acordo com a corporação, serão 3.961 PMs que vão reforçar o policiamento nos 83 municípios e mais o arquipélago de Fernando de Noronha, que participarão da aplicação das provas. 

O efetivo empregado é menor do que o do ano passado, que teve 4.188 PMs reforçando a segurança dos candidatos. Isso representa uma redução de 5% no contingente. 

Segundo o coordenador estadual da segurança do Enem 2023, major Daniel Augusto, a redução aconteceu por questões de logística.

Este ano, segundo ele, houve a diminuição do número de locais de aplicação de prova. 

No ano passado, ao todo, foram 689 pontos escolhidos para receber os feras.   

Este ano, são 573 unidades. Isso representa uma redução de 16%. 

“Em relação à redução do número no reforço de policiais nos locais de aplicação do Enem, a gente teve na edição passada (Enem 2022) um total de 689 locais de prova. Este ano, são 573. O que, de fato, levou a PM a colocar um efetivo menor”, explicou o major Daniel Augusto. 

Ainda segundo ele, a corporação fará 132 escoltas dos cartões respostas, tanto na chegada do material até os locais de aplicação, quanto no translado de todo o material que será recolhido a um espaço onde serão armazenados os cartões. 

“A operação já começou desde o último dia 22, quando iniciamos o trabalho de escolta da chegada dos cartões respostas para os municípios que aplicarão as provas. Para os dias de aplicação, pretendemos uma média de dois PMs para cada local de prova. Eles terão a jornada iniciando às 5h até o final do exame, quando o último cartão sair da sala de aplicação”, ressaltou o major Daniel Augusto.