sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Delegacia Pela Internet passa a oferecer ao cidadão mais praticidade e facilidade no registro de ocorrências

A partir desta quarta-feira (01), a Delegacia Pela Internet da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), ferramenta da Secretaria de Defesa Social (SDS) voltado para ocorrências via Internet, além da volta da opção de roubo na lista, passou a contar com 60 tipos de crimes disponíveis para registro.

O mecanismo, que busca oferecer ao cidadão de qualquer cidade do Estado, passa, também, por melhorias na plataforma, garantindo mais agilidade, conforto e confiabilidade no registro de ocorrências via internet, sem a necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia. O site também permitirá que a vítima descreva com mais detalhes a ocorrência, respondendo perguntas que costumam ser feitas no registro presencial. “Observamos a necessidade de atualizações para fornecermos um serviço tão importante como a Delegacia Virtual de forma que o cidadão possa apresentar o máximo de informações possíveis, contribuindo para uma atuação mais acentuada por parte da Polícia Civil”, explica o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O serviço está em permanente desenvolvimento, com uma equipe de suporte para que os registros virtuais sejam constantemente atualizados, a fim de garantir uma melhor qualidade de informações registradas.

COMO FUNCIONA – Para registrar a queixa, basta acessar o link servicos.sds.pe.gov.br/delegacia, preencher seus dados, selecionar o tipo de denúncia e relatar o fato como é solicitado. Após a realização do registro, a vítima deve aguardar a validação da queixa, para que se transforme em um boletim de ocorrência. Assim que entra no sistema, a Polícia Civil avalia o relato. Caso seja aceito, a pessoa receberá uma notificação de confirmação via e-mail. Caso não, o policial que analisou o registro, justificará que informação faltou para que fosse confirmado e um novo boletim poderá ser feito.