A Black Friday 2023 deste ano deve ser marcada por
resultados mais fracos, queda no faturamento e número menor de pedidos no
comércio eletrônico, apontam relatórios preliminares. As categorias de
eletrodomésticos e eletrônicos lideraram as vendas. E o número de reclamações bateu
recorde.
A Neotrust reportou uma queda de 14,4% nos ganhos do
comércio digital durante a Black Friday, com um total de R$ 4,9 bilhões em
faturamento. A empresa, que monitora 2,5 mil varejistas, aponta que houve
também que o número de pedidos totalizou 7,6 milhões, queda de 15,8%. O
relatório leva em consideração compras realizadas até às seis da tarde deste
domingo.
O resultado vai na contramão de projeções que apontavam para
ganhos na Black Friday deste ano, na comparação com os resultados de 2022. A própria
Neotrust tinha expectativa de que o faturamento crescesse 12% na data.
Entre as varejistas, MercadoLivre, Amazon, Shein e Shopee
aparecem entre as que mais ganharam tráfego em aplicativos e sites nos
primeiros vinte dias de novembro, período pré-Black Friday, apontou um
relatório do Itaú BBA. Já Americanas, Carrefour Brasil e Petz tiveram declínio
na participação em DAU (usuários ativos diariamente), completa o banco.
O Itaú BBA acrescenta que, como aconteceu no ano passado, as
promoções da Black Friday acabaram distribuídas por todo o mês. Por isso, para
determinar o sucesso da data, seria preciso acompanhar como serão os próximos
dias, indicam os analistas.
Calorão puxa buscas e reclamações batem recorde
Segundo a Neotrust, a categoria de eletrodomésticos liderou o número de pedidos
e o faturamento desta Black Friday, representando 20,7% dos ganhos totais e 501
mil pedidos. Na sequência, os segmentos de eletrônicos e telefonia foram os que
representaram a maior parte das vendas, com 15,4% e 11,7% do total
comercializado, respectivamente.
Consumidores com idade entre 36 e 50 anos foram os que mais
compraram e o cartão de crédito foi o método de pagamento mais utilizado, uma
escolha de 56,2%, de acordo com a empresa.
Na sexta-feira, uma análise do Google mostrou que iPhone,
Air Fryer, Playstation e geladeira eram os itens mais buscados no Google
Shopping, entre às 6h e às 10h. Três itens para combater as altas temperaturas
aparecem entre os dez mais procurados: ar condicionado, ventilador e ar condicionado
inverter.
Se as vendas deste ano acabaram mais fracas, um número foi
recorde: o de reclamações, mostra um levantamento do Reclame Aqui. O site
registrou o maior volume de queixas desde a estreia da data no Brasil, com 12,1
mil reclamações. A profusão de golpes foi um dos motivos da alta, segundo a
empresa.
Fonte: Folha de Pernambuco