segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Mercado da Encruzilhada no Recife, foi atingido por incêndio neste domingo (3)

Frequentadores e comerciantes do Mercado da Encruzilhada, um dos mais tradicionais do Recife, foram surpreendidos por um incêndio na manhã deste domingo (3). O equipamento público fica localizado na Rua Dr. José Maria, bairro da Encruzilhada, Zona Norte da capital.

De acordo com testemunhas, o fogo teria começado em um box de sapataria. Dois homens estariam roubando fiações da estrutura, fazendo com que faíscas caíssem na área interna. 

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 9h30. A corporação enviou dez viaturas ao local, utilizando 40 mil litros d'água no combate ao fogo. Os bombeiros ainda não sabem informar com detalhes qual a causa do fogo. Ninguém ficou ferido.

PREJUÍZOS

"Conseguimos retirar do local dois botijões de GLP, que poderiam aumentar o risco do incêndio", disse tenente coronel Maurício Fonseca, em coletiva no local. De acordo com ele, foram atingidos 10 boxes, sendo que três estavam desocupados.

Fernando Ferreira, comerciante responsável pela sapataria atingida, afirma que "perdeu tudo". "Tentamos apagar com água, mas nada de segurança do mercado funcionou. O extintor não funcionou. Eu e alguns locatários tentamos apagar, mas não deu tempo. Se a gente ficasse no meio, poderia acontecer algo pior."

"A perda foi material. Tinha mala de cliente, sapato de cliente. As coisas não são minhas, são dos clientes. Eu não tenho estimativa, mas foi um prejuízo muito alto mesmo. Eu tirava o sustento da minha família aqui. Meu avô começou com esse box há 70 anos. Tudo se acabou por conta de pessoas que tentaram roubar a fiação. Tentamos acionar polícia ou guardas municipais, mas não chegou ninguém", lamentou.

"Tínhamos acabado de sentar para tomar café quando o povo começou a ocorrer. Então, verifiquei que o local de onde o fogo vinha era uma sapataria, vizinha a uma loja de rações de animais", disse o advogado Marcelo Oliveira, cliente do mercado. "O fogo se alastrou fortemente. Toda a orientação lá dentro, por parte dos vigilantes, era de que o fogo teria começado dentro de uma sapataria, que fica quase ao fundo o mercado" completou.