Localizado no distrito São Domingos, o Centro totaliza mais de 8 mil atendimentos |
Desde a sua abertura, o Centro de Especialidades da Mulher e da Família Eliza Asfora vem oferecendo total suporte no atendimento à saúde da população de São Domingos, com atendimentos das mais variadas especialidades, como psicólogo, psiquiatra, ginecologista, cardiologista, nutricionista e ortopedista, além de atendimentos de ultrassonografia, pré-natal, puericultura, citologia, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C, além dos atendimentos do anexo São Domingos do Atendimento Multiprofissional Especializado – AME.
O Centro Eliza Asfora, que funciona na rua Luiz Cecílio de Santana, das 8h às 15h, completa nesta quinta-feira, 31 de agosto, 1 ano de funcionamento com 8.181 atendimentos. Implantado com a finalidade de facilitar o acesso a serviços públicos de saúde, o local se tornou uma referência para os moradores que não precisam mais se dirigir à sede do município para consultas nas especialidades mencionadas acima, além de um anexo do Atendimento Multiprofissional Especializado – AME, que oferece assistência a crianças e adolescentes que necessitam de acompanhamento multiprofissional especializado, e do Programa Nacional de Imunização – PNI.
Dos 8.181 atendimentos feitos pelo Centro Eliza Asfora, 1.260 foram para ortopedista, 274 foram para psicólogo, 395 para psiquiatra, 659 para ginecologista, 925 para nutricionista, 172 para cardiologista, 464 ultrassonografias, 64 pré-natais de alto risco, 453 pré-natais, 330 puericulturas, 100 testes rápidos de sífilis, 100 testes rápidos de HIV, 100 testes rápidos de Hepatite B e 100 testes rápidos de Hepatite C. No anexo do AME, foram realizados 2.685 atendimentos, dos quais 1.144 foram de psicólogos, 600 de psicopedagogos, 281 de terapeutas ocupacionais e 660 de fonoaudiólogos.
Aos munícipes também foram disponibilizados neste período um trabalho preventivo de doenças por meio de palestras, orientações, capacitações e rodas de conversa, além de testagens e campanhas de vacinação, incluindo a da Covid-19.
O prefeito Roberto Asfora expressa sua alegria em poder comemorar 1 ano do Centro e mais de 8 mil atendimentos. “Enquanto gestor do município, estou muito feliz e satisfeito em podermos comemorar 1 ano do Eliza Asfora, e há 1 ano estamos melhorando as vidas dos moradores do distrito, que não precisam mais se deslocar até a sede para terem consultas com cardiologistas, nutricionistas, ortopedistas e outras especialidades médicas”, afirma o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Anne Gabrielle, destaca que a intenção é continuar com esse trabalho que deu certo e está surtindo resultados positivos. “Expandir o atendimento de saúde de Brejo e melhorá-lo cada vez mais é um compromisso humano e profissional, e isso só tem sido possível graças a um prefeito que entende como ninguém essa missão”, destaca.
Da Assessoria