sábado, 16 de setembro de 2023

Alunas da EREM André Cordeiro de Brejo da Madre de Deus conseguem excelente resultado na XVII Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Durante os dias 11 e 14 de setembro, a EREM André Cordeiro de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, participou pela quarta vez da XVII Jornada de Foguetes na cidade de Barra do Piraí, localizada no Rio de Janeiro. A escola participou deste evento que reúne estudantes de todo o país, somando apenas nesta semana 76 equipes de escolas públicas, particulares, Instituto Federal, SESI e nível superior.

Este ano, a gestora Maria Merceis acompanhou a equipe formada por Anna Karollyna e Yasmin de Souza, ambas do terceiro ano do Ensino Médio, orientadas pela Educadora Adriana Nilo.

Anna e Yasmin se destacaram no evento, pois mesmo sendo a primeira experiência nacional das jovens, a dupla alcançou uma marca incrível de 291,8m de distância percorrida pelo foguete de garrafa PET, pressurizado com vinagre e bicarbonato. O alcance deixou a equipe em 4º lugar geral entre as 76 equipes.

Vale ressaltar que para participar de uma competição como essa custa caro, mas as adolescentes contaram com todo o apoio do comércio brejense, a Secretaria de Educação de Pernambuco, a Gerente Regional do Agreste Centro Norte, Caruaru, Ana Lúcia Barbosa, e sua equipe, professores e amigos.

“Na EREM André Cordeiro, o incentivo e participação nas Olimpíadas Científicas têm levado os estudantes a aprimorarem a qualidade da educação científica, ajudando na popularização da ciência entre estudantes. Outro fator de destaque é o surgimento de novos talentos nas diversas áreas do conhecimento.

O número de estudantes que participam dessas olimpíadas saiu de 37 alunos em 2017, para mais de 200 em 2023. Este ano, tivemos dez medalhas entre prata e bronze na Olimpíada de Astronomia e mais 8 medalhas entre prata e bronze na MOBFOG (Mostra de Foguetes), e mais de 50 equipes participando na escola, desenvolvendo habilidades em diversas áreas, fortalecendo o pilar da convivência, o trabalho em equipe e a criatividade do saber fazer.

A conquista de Anna e Yasmin é mais um combustível para os demais estudantes continuarem a sonhar em viver experiências e realizar sonhos através do conhecimento”, destacou a educadora Adriana Nilo.

Do Estação Notícias