quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Apagão nacional deixa prejuízos em Pernambuco

Segundo dados da Neonergia Pernambuco, 1,5 milhão de unidades consumidoras (residências, empresas, entre outras) foram atingidas no Estado na manhã desta terça-feira (15) devido ao apagão que afetou boa parte do País por conta de uma sobrecarga no Sistema Interligado Nacional (SIN) – conforme informou o Ministério de Minas e Energia. O incidente perdurou por aproximadamente duas horas e vinte minutos, tendo início por volta das 8h30, sendo concluído às 10h37. 

A interrupção no suprimento de energia elétrica também teve impacto no serviço de fornecimento de água por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

De acordo com a empresa, 80% das instalações operacionais da empresa no Estado foram paralisadas por conta da suspensão. Apesar da normalização na área da energia elétrica, a retomada das operações de fornecimento de água precisou levar um tempo maior para que os equipamentos pudessem voltar ao seu pleno funcionamento. Essa retomada estaria ocorrendo gradativamente. 

Em nota, a empresa ainda explicou quais cidades foram afetadas pelo episódio. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), Olinda, Paulista e o Cabo de Santo Agostinho continuam com a distribuição de água comprometida. Já no interior, a entrega de água está suspensa nos seguintes municípios: Águas Belas, Araripina, Bodocó, Bom Jardim, Carpina, Chã de Alegria, Chã Grande, Custódia, Exu, Granito, Gravatá, Ipubi, João Alfredo, Lagoa do Ouro, Moreilândia, Orobó, Ouricuri, Parnamirim, Passira, Paudalho, Salgueiro, Serrita, Tracunhaém e Trindade.

Por volta das 19h, a empresa informou a distribuição de água está sendo normalizado de forma gradativa para os municípios da Região Metropolitana do Recife. No interior, abastecimento de água foi retomado nos municípios de Passira, Gravatá, Chã Grande, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Carpina, Paudalho, Chã de Alegria, Tracunhaém, Águas Belas e Custódia. O município de Lagoa do Ouro, no Agreste Meridional, está operando, mas a previsão é que o abastecimento esteja normalizado até às 8h desta quarta-feira (16).