segunda-feira, 19 de junho de 2023

Segurança recebeu investimento de R$ 4,57 milhões para reforço do policiamento no São João em Pernambuco

A Operação São João 2023, que reforça o policiamento nos focos juninos de Pernambuco, começou com um incremento de 20% no investimento do Governo do Estado. Durante um mês, as forças de segurança pública vão aumentar sua presença em cidades como Caruaru, Recife, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Petrolina e Serra Talhada. Ao longo de um mês, serão empregados R$ 4,57 milhões no pagamento de diárias extras aos profissionais das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), que vão atuar do Litoral ao Sertão para garantir a proteção dos pernambucanos e turistas.

A Secretaria de Defesa Social e os órgãos parceiros da Operação São João 2023 realizaram o planejamento para atender a todos os pedidos, proporcionando a tranquilidade necessária às festas que estejam devidamente regularizadas. Para isso, 25.404 diárias extras foram disponibilizadas, em todas as operativas da segurança pública, tanto para o pré-São João, que se estende de 2 a 21 de junho, quanto no São João propriamente dito, entre 22 e 25 de junho, até o período pós-junino, que se dará de 26 de junho a 2 de julho.

CARUARU

Na Capital do Forró, o policiamento já tem reforço especial no entorno do Pátio do Forró Luiz Gonzaga, no Alto do Moura e no Polo Azulão, com o efetivo do 4º Batalhão e do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp) da Polícia Militar (PMPE). O monitoramento das vias da cidade tem o apoio de drones do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), equipados com câmeras. Por sua vez, a Polícia Civil (PCPE) atenderá as ocorrências em uma Delegacia Móvel, além do plantão da 14ª Delegacia Seccional.

OUVIDORIA 

A Ouvidoria da SDS também se faz presente no Pátio Luiz Gonzaga, para receber reclamações e esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre os serviços das forças de segurança. O serviço atende, ainda, pelos telefones 181 e 0800-081-5001, assim como pelo Whatsapp (81) 99488-3455, sempre das 7h às 19h.

DELEGACIAS MÓVEIS E PLANTÕES 24 HORAS 

A Polícia Civil vai contar com Delegacias Móveis no São João em Pernambuco, a exemplo do emprego nas cidades do Recife e Caruaru. Mas as delegacias dos municípios também vão redobrar o atendimento: 64 delas funcionarão em plantão 24 horas. Desse total, 24 estão na Região Metropolitana, 20 no Agreste e Zona da Mata e mais 20 no Sertão. As mulheres vão contar, ainda, com os plantões 24 horas de seis Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, que funcionam no Recife (Santo Amaro), em Jaboatão (Prazeres), Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina.

CENTROS DE COMANDO E CONTROLE ATIVADOS 

Para coordenar as atividades de todas as forças de segurança pública de Pernambuco, a SDS vai ativar três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC): em Caruaru, no Recife e em Serra Talhada. Neles, haverá o videomonitoramento dos festejos juninos de todas as regiões do Estado, para que o policiamento seja utilizado nos locais e horários de maior necessidade em cada polo.

REFORÇO NO PATRULHAMENTO 

A PMPE montou um esquema especial para o policiamento ostensivo de 23 rodovias estaduais pernambucanas, que dão acesso aos municípios que atraem mais visitantes no São João. Esse reforço se dará, por exemplo, nas PEs 160 (que leva a Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste), 90 (caminho para Carpina e Limoeiro) e 655 (que liga Sobradinho, na Bahia, a Petrolina, no Sertão de Pernambuco). Haverá também parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no patrulhamento de seis BRs, como a 232, principal via de acesso a Caruaru e outras cidades do Agreste, a 408 (acesso de Recife a Carpina) e a 101 (de Goiana a Palmares).