sábado, 17 de junho de 2023

Santa Cruz do Capibaribe perde o comunicador Marcondes Moreno

Faleceu no final da manhã desta sexta-feira (16) o comunicador Marcondes Moreno, no Hospital Mestre Vitalino (HMV) em Caruaru. Além da comunicação, Marcondes atuou como ator, teatrólogo, diretor cultural e cantor.

Marcondes estava internado desde o início deste mês de junho na unidade de saúde, após ter um infarto. Nesta semana, ele teve uma piora em seu quadro clínico e foi necessário ser entubado, sendo então transferido para uma UTI, onde não resistiu e acabou falecendo.

Marcondes Moreno – uma história dedicada a cultura e ao jornalismo

Marcondes Moreno da Silva nasceu em 8 de março de 1966, em Santa Cruz do Capibaribe. Ele era um dos seis filhos do conhecido “Manoel do Calçamento” e de Giovana Clementino da Silva, e era pai de dois filhos: Enzo Andrade e Geovani, de apenas 6 anos.

Ele cresceu na Rua Siqueira Campos, Centro da cidade. Sua paixão pela cultura começou desde criança quando assistia nas ruas as apresentações de repentistas e violeiro. O gosto pelo rádio tem início através do seu pai ainda na infância.

Foi fotógrafo, um dos fundadores do grupo de dança Balonê, grupo Sulancar e lutou intensamente pelo movimento teatral da cidade. Marcondes foi premiado como melhor diretor de teatro do agreste pernambucano, com o espetáculo brincar de viver.

O jornal Página Livre foi o exemplar com mais tempo em circulação da história de Santa Cruz. A primeira Live de internet, foi ao ar através de Marcondes Moreno com a TV Sulanca News. Foi o criador e idealizador do Santa Cruz Antiga, e foi um dos primeiros blogueiros da cidade.

Marcondes Moreno trabalhou em diversas rádios da região como: Estação Sat, 101 FM (emissora antes de se tornar Polo), Polo FM, Comunidade FM, Vale FM, Radio São Domingos FM. Ele também foi assessor de imprensa do Ypiranga e escritor do livro da Máquina de Costura.

Ele foi diretor e ator de teatro, e recentemente fazia apresentações e entrou no ritmo do Stand Up Comedy. Marcondes criou o personagem Teodoro Magal, e passou a cantar músicas românticas e usar diversos adereços como camisas floridas.

Fonte: Ney Lima