sábado, 17 de junho de 2023

Onze integrantes de quadrilha responsável por 80% dos homicídios em São José da Coroa Grande são presos, diz polícia

Três adolescentes foram apreendidos. Na segunda (12), menino de 9 anos morreu vítima de bala perdida; polícia investiga ligação de grupo com o crime. 

Onze pessoas foram presas e três adolescentes, apreendidos, por suspeita de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o grupo era responsável por cerca de 80% dos homicídios registrados no município, onde, nesta semana, o menino Victor Luan, de 9 anos, morreu após ser atingido por uma bala perdida. 

O resultado das investigações foi divulgado nesta sexta (16) pela Polícia Civil. Segundo o delegado Marcelo Queiroz, os criminosos usavam "armamento forte" e agiam "com extrema violência" para dominar o tráfico na região. 

"Nós projetamos que essas pessoas eram responsáveis por 80% dos homicídios [registrados no local]. E apuramos a participação de mais pessoas", informou o delegado.

Ainda de acordo com Marcelo Queiroz, a polícia investiga se a quadrilha tem ligação com o crime que vitimou a criança na segunda-feira (12).

"Não podemos descartar. Estamos reunindo provas. Esse homicídio ainda está recente. Estamos apurando e temos uma boa linha e estamos seguindo para a resolução do caso", disse o delegado.

O delegado disse ainda que, durante as investigações, foram apreendidos celulares de presidiários apontados como comandantes do grupo, além de armas, que serão periciadas.

A quadrilha vem sendo investigada desde 2021. Segundo a polícia, os suspeitos vão responder por participação em organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Violência em São José da Coroa Grande

Na segunda (12), a Polícia Civil registrou um duplo homicídio em São José da Coroa Grande. As vítimas foram o menino Victor Luan da Silva, de 9 anos, e um homem de 23, atingidos por disparos de armas de fogo.

Segundo testemunhas, o homem faleceu no local e a criança, atingida por bala perdida, chegou a ser socorrida por populares, mas chegou sem vida ao hospital. Parentes disseram que o menino tinha saído de casa para buscar açúcar.

Moradores da cidade afirmam que a ocorrência de homicídios tem sido frequente na área.

O relatório de mortes violentas intencionais da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) registrou 13 assassinatos cometidos no município entre janeiro e maio deste ano. 

Fonte: g1