quinta-feira, 4 de maio de 2023

Polícia Civil dá mais detalhes sobre operação que investiga sonegação fiscal e lavagem de ativos no Polo de Confecções

Seis pessoas foram presas e houve bloqueio de mais de R$ 30 milhões

A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira (04) uma coletiva de imprensa onde repassou mais detalhes sobre a Operação que prendeu seis pessoas e houve o bloqueio de mais de R$ 30 milhões em bens e ativos. As apreensões ocorreram em Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e em São Domingos, distrito do Brejo da Madre de Deus.

A Operação denominada “Maquineiros”, visa o combate aos crimes contra a ordem tributária. A investigação foi iniciada em agosto de 2021, com o objetivo de identificar e desarticular associação criminosa voltada à prática dos crimes de sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de capitais.

Nesta quarta (03) foram cumpridos 08 (oito) mandados de prisão, 18 (dezoito) mandados de busca e apreensão domiciliar e o bloqueio de ativos financeiros, todos expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe. Foram empregados 110 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães além de 12 auditores fiscais.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/PCPE) e pelo Núcleo de Contabilidade Financeira e Investigações de Lavagem de Capitais (NILC/DRACCO), contando ainda com o apoio da Diretoria de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda (DOE/SEFAZ/PE) e do Laboratório de Auditoria Digital (LAUD/SEFAZ/PE).

Segundo a delegada Gabrielle Nishida, responsável pelas investigações, houve a identificação de quase 100 empresas laranjas. “Essas empresas se destinavam a realizar operações fictícias que de fato não ocorreram e tinham relacionamentos com empresas interestaduais de grande porte”, disse ela na coletiva.

Uma nova fase da operação será realizada nos próximos dias.