terça-feira, 30 de maio de 2023

Pernambuco confirma quarto caso do superfungo Candida Auris

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou nesta segunda-feira (29) mais um caso, atestado laboratorialmente, de Candida auris, chamado também de “superfungo”, que preocupa ambientes hospitalares no mundo todo. Com isso, sobe para quatro o número de infectados em duas semanas. Geralmente, o paciente que está “colonizado” pelo fungo é assintomático, não havendo manifestação clínica. Para identificar o Candida auris é preciso realizar um exame no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen PE). MEm casos graves, porém, o patógeno pode matar.

O novo paciente positivado também está internado no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista. É um homem de 63 anos, que deu entrada na UTI da unidade com problemas ortopédico. No momento, está isolado. Como o primeiro paciente diagnosticado passou por várias áreas do Hospital Miguel Arraes, toda a unidade de saúde foi fechada para novas internações e só está recebendo pacientes em casos de urgência, ainda assim encaminhando para outras unidades em caso de necessitar de internação.

No último dia 18 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde notificou os dois primeiros casos confirmados para Candida auris, em pacientes internados nos hospitais Miguel Arraes e no Tricentenário, em Olinda.  Eles foram internados devido a outros motivos, não apresentando repercussões clínicas por causa do fungo. O terceiro caso foi confirmado na segunda-feira passada (22): um outro homem, internado em hospital particular do Recife, que evoluiu bem e já recebeu alta, no fim de semana.