segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Preso deu ordem que resultou na chacina com 5 mortos em São João, Agreste de Pernambuco

Investigações conduzidas pela Polícia Civil apontaram que um homem que cumpre pena em um presídio de Pernambuco deu a ordem que resultou na chacina com cinco pessoas mortas, entre elas uma bebê de 2 anos de idade, no município de São João, no Agreste. O crime, na noite da última quinta-feira (26), foi motivado por vingança. 

De acordo com as investigações, o preso, cujo nome está sendo mantido sob sigilo pela polícia, determinou o assassinato de Lucas Pereira Andrade, de 23 anos - uma das vítimas da chacina. Isso porque, no dia 20 de janeiro, Lucas teria cometido um homicídio contra um homem que fazia parte do grupo desse detento. 

Conforme explicado pela chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, na sexta-feira (27), existe uma disputa entre grupos rivais pelo domínio do tráfico de drogas na região. 

"O alvo era o Lucas, conhecido como Lú, que é traficante de drogas. Infelizmente, ele estava naquele local e os inocentes foram atingidos", disse Simone.

Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento em que sete homens armados se aproximaram das pessoas que estavam em um ponto de vendar de espetinho, na Avenida Coronel João Fernandes, no centro de São João. O grupo já chegou atirando. Além das cinco pessoas mortas, outras cinco ficaram feridas.

Além do Lucas, morreram: Vinícius Ravelly Ferreira Cavalcante, 27 anos; Valderlan Vinícius Bezerra Alves, 27; Durval Roberto Pereira Neto, 21; e Maria Sophia Gonçalves da Silva, 2.

TRÊS SUSPEITOS TIVERAM PRISÕES DECRETADAS

Dos cinco detidos na última sexta-feira, três foram autuados em flagrante e tiveram as prisões decretadas, em audiência de custódia, pela Justiça. Dois foram ouvidos e liberados pela policia, mas seguem sendo investigados. Três armas de fogo apreendidas também estão passando por perícias. 

Os nomes e idades dos suspeitos não foram divulgados pela polícia. O inquérito está sendo conduzido pela 22ª Delegacia de Polícia de Homicídios – Garanhuns, sob a responsabilidade de dois delegados.

A chacina no município de São João é uma tragédia anunciada. O crescimento dos assassinatos na região vem sendo observado pela polícia desde o final de 2021. E a guerra entre grupos rivais pelo domínio do tráfico de drogas é a principal motivação para tantos crimes.