sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Chacina em São João: bebê e outras quatro pessoas são assassinadas a tiros; outras sete ficam feridas

Cinco pessoas, incluindo uma bebê, foram assassinadas a tiros em uma chacina que aconteceu em São João, no Agreste de Pernambuco, na noite da quinta-feira (26). Outras sete pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, nessa mesma região do estado. 

O crime ocorreu em um ponto de venda de espetinhos localizada na Avenida Coronel João Fernandes, no Centro de São João. Homens armados chegaram ao local e começaram a atirar nas vítimas. As mortes foram lamentadas pela prefeitura. 

A chacina é investigada pela polícia, que informou ter identificado quatro criminosos. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), as apurações iniciais constataram que "a investida criminosa seria motivada pela rixa entre grupos ligados ao tráfico de drogas".

Quem são as vítimas 

As vítimas foram identificadas como: 

Vinícius Ravelly Ferreira Cavalcante, de 27 anos: morreu no local da chacina;

Lucas Pereira Andrade, de 23 anos: morreu no local da chacina;

Valderlan Vinícius Bezerra Alves, de 27 anos: morreu no local da chacina;

Maria Sophia Gonçalves da Silva, de 2 anos: morreu no hospital;

Durval Roberto Pereira Neto, de 21 anos: morreu no hospital.

As outras sete pessoas feridas estão internadas no Hospital Regional Dom Moura. A reportagem está em busca do estado de saúde dos pacientes. 

Um dos feridos foi transferido para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife. O paciente tem 27 anos e não teve o nome divulgado. 

Atingido por tiros na cabeça e na perna, ele chegou por volta da 1h, foi internado na unidade de trauma e tem quadro de saúde estável, de acordo com o HR. 

O que diz o governo

A motivação da chacina é investigada pela Polícia Civil. Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco declarou que:

"as polícias Militar, Civil e Científica estão trabalhando de forma integrada nessa ocorrência de extrema violência na cidade de São João";

"investigações estão em curso para prender os autores dos disparos";

"trabalho não cessará até identificação e responsabilização penal dos autores";

"equipes estão em campo e, somente com a conclusão dos trabalhos, serão dadas outras informações".

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura de São João afirmou que:

a data de 26 de janeiro de 2023 "ficará, a partir de agora, marcada na história desse município, com o trágico episódio que impactou a vida de seus pacatos habitantes";

"a terrível chacina vitimou os jovens são-joanenses, que foram as novas vítimas de uma violência cada vez mais desenfreada, principalmente no interior do estado, e que neste dia ceifou vidas tão precoces";

"neste momento de dor e de consternação geral, o prefeito Wilson Lima (PP) e toda a equipe deste governo vêm a público manifestar o mais profundo pesar e ofertar a solidariedade do Poder Público aos familiares de todas as vítimas";

uma comitiva da prefeitura foi para o Recife, na manhã desta sexta-feira (27), para solicitar uma reunião de emergência com a governadora Raquel Lyra (PSDB) "para que possa ser viabilizada uma intervenção na segurança pública municipal";

a prefeitura também pretende pedir ao governo do estado que "os comandos dos órgãos de segurança assumam as investigações sobre esse caso específico e possam tomar medidas severas contra a criminalidade, reprimindo com veemência os atos criminosos".

Polícia Civil prende dois suspeitos de participação na chacina

Na manhã desta sexta-feira (27), a Polícia Civil de Pernambuco informou que prendeu dois suspeitos de envolvimento na chacina.

A Polícia apreendeu com os suspeitos uma arma de fogo, que será periciada para identificar se foi ou não utilizada no crime. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o crime foi motivado por rixa entre grupos ligados ao tráfico de drogas.