quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Com 21% de adesão ao e-Título em PE, Justiça Eleitoral estimula eleitores a baixarem aplicativo; saiba como fazer

No primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, 21,31% dos eleitores de Pernambuco baixaram e se cadastraram no aplicativo e-Título, documento eletrônico que substitui o tradicional título de eleitor de papel e que facilita o acesso ao voto. Diante disso, a Justiça Eleitoral estimula as pessoas a aderirem ao sistema no segundo turno. O prazo vai até o sábado (29).

O aplicativo, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem várias funcionalidades, como consultar o local de votação e apresentar uma justificativa para a ausência.

É preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco, até o dia do primeiro turno, foram 1.495.567 de cadastros na plataforma. A expectativa do tribunal é que o maior número possível de pessoas acesse a ferramenta.

Ao todo, o estado tem 7.018.098 eleitores aptos a votar este ano, maior número já registrado na história. São 448.026 pessoas a mais, em relação ao pleito-geral de 2018, quando 6.570.072 eleitores foram às urnas.

O e-título que apresenta a foto do eleitor dispensa o uso de outro documento oficial para identificação com a imagem da pessoa.

Caso não conste na página inicial, é preciso também levar a carteira de identidade, de habilitação, de trabalho, passaporte ou outro documento oficial.

O aplicativo informa o endereço do local de votação, com mapa mostrando onde fica a seção, e fornece informações sobre a situação eleitoral.

Quem estiver fora do domicílio eleitoral também pode usar o aplicativo para justificar a ausência, no dia da eleição, com utilização de geolocalização.