quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Os riscos da obesidade para os cães são diversos. O principal é a diminuição da expectativa de vida - segundo alguns especialistas, os cães obesos podem ter uma expectativa de vida até 15% menor do que aqueles que são mantidos no peso ideal. Isso porque a gordura estimula a inflamação crônica do corpo e a liberação de radicais livres no organismo, predispondo ao desenvolvimento de doenças.

Como tratar o cachorro com sobrepeso?

É importante saber que cada cachorro deve ser tratado individualmente e, para isso, a orientação do médico veterinário é fundamental. Isso porque não há somente um protocolo para tratar a obesidade em cães. No entanto, a parte mais importante no tratamento será a adesão do tutor e de toda a família para que dê certo.

Entenda o tratamento: você precisa compreender e seguir tudo o que foi proposto pelo veterinário como parte do programa de perda de peso do seu cão.

O primeiro passo será seguir o plano alimentar indicado pelo veterinário. O cão pode comer ração ou alimentação natural (AN), não importa. A quantidade de calorias deve ser calculada pelo especialista em alimentação animal. A dieta deve ser adaptada para uma opção de baixa caloria, como rações ou alimentos com baixos índices de gordura, carboidratos e alto teor de fibras e proteínas magras. A quantidade diária do alimento deve ser pesada e a alimentação fracionada mais vezes ao longo do dia. Caso opte por AN, um veterinário nutrólogo deve ser consultado para que a dieta seja balanceada e suplementada de forma adequada.

No entanto, a dieta deve priorizar a perda de peso de forma equilibrada. Em média, os cães devem perder em torno de 1% a 2% do peso total por semana até chegar ao peso ideal. Isso pode ser estimado de acordo com o padrão da raça. Além disso, a perda de peso deve ser acompanhada pelo veterinário, por meio de consultas frequentes. Isso para garantir a saúde do cão e verificar se ele está perdendo massa gorda e não massa magra. O emagrecimento muito rápido pode causar perda de massa muscular, o que não é saudável para o peludo.

O acompanhamento com o veterinário também será fundamental para tratar as doenças que possam estar associadas à obesidade. Outro ponto fundamental do programa de emagrecimento para cães é a rotina de exercícios físicos. O tutor deve incentivar corridas e caminhadas, iniciando gradualmente e sempre em horários de menor calor.