O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando a
população para que não caia em golpes envolvendo a prova de vida.
O órgão recebeu nos últimos meses denúncias de que criminosos estão
se passando por servidores e solicitam o envio de dados para evitar um suposto
"bloqueio nos pagamentos" do benefício para obter dados pessoais dos
beneficiários. O INSS informou que a prova de vida está suspensa até o dia
31 de dezembro deste ano.
A partir do próximo ano, o Instituto vai implementar mudanças no
processo, quando passará a ser utilizada a base de dados públicos (incluindo
governo federal, estadual e municipal), além de atos como votação nas eleições
e vacinação para fazer o procedimento. Apesar da retomada, a realização
da prova de vida não será mais uma obrigatoriedade por parte do
cidadão, já que passará a ser feita de forma automática e de
responsabilidade do próprio INSS.
De olho nas fraudes
Na época presidente do INSS, e hoje ministro do Trabalho e
Previdência, José Carlos Oliveira, durante o lançamento do novo formato da
prova de vida em fevereiro deste ano, declarou que a medida tem o objetivo
de evitar fraudes no pagamento de benefícios.
“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é
nossa, do INSS, com todas as bases de todos os órgãos do governo. Nós faremos a
busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em
entidades privadas”, disse.
Atenção nos contatos
Com o objetivo de orientar os beneficiários para que não caiam nos golpes, o
INSS recomenda que algumas atitudes sejam tomadas. Por meio de uma publicação
no site do próprio instituto, é indicado que o cidadão mantenha os seus dados
de contato e endereço residencial atualizados pelo site e aplicativo Meu INSS ou
também pelo telefone 135, além de não atender ligações suspeitas que
solicitem dados pessoais em nome do órgão.
“O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para
solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Caso alguém faça
qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a
solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. Sempre que o INSS convoca
o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu
INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135, a pessoa deve utilizar
apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação”,
afirmou a entidade em postagem do seu site.
O órgão declarou ainda que sempre que um beneficiário é convocado para apresentar documentação, isso é feito a partir de um registro na plataforma Meu INSS, podendo ainda ser confirmada pelo telefone 135.