quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Brejo da Madre de Deus vivencia a XV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

O município do Brejo da Madre de Deus vivencia de 15 até 20 de agosto a XV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, com diversas atividades elaboradas pela gestora da antiga Casa de Câmara e Cadeia (CCAM/FUNDARPE) Mônica Mendonça.

Desde o ano de 2008, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, vem sendo promovida pela Secult e Fundarpe, sob a responsabilidade e coordenação da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural, este importante evento foi criado com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto. Desde a sua primeira edição, o Brejo da Madre de Deus participa efetivamente, promovendo diversos eixos de ações culturais, ampliando debates, para difundir uma melhor compreensão acerca das formas de constituição, valorização, reconhecimento, valorização e preservação do rico, relevante e diversificado patrimônio cultural do município.

Neste ano de 2022, a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco está sendo realizada com o tema: Patrimônio Cultural: resistências e perspectivas, com o intuito de evidenciar e debater acerca das ações de preservação e salvaguarda dos patrimônios culturais durante o período pandêmico e a elaboração de propostas e estratégias que apontem perspectivas para novos caminhos de desenvolvimento no universo cultural pernambucano.

A programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural do Brejo da Madre de Deus, tem como objetivo celebrar esta retomada em grande estilo - contando com a colaboração de vários amigos e parceiros, determinantes para a sua realização - com o intuito de estabelecer perspectivas e assegurar a resistência de espaços de diálogos e debates sobre as diversas formas de compreensão, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais, materiais e imateriais, do município, promovendo visitas guiadas, palestras, exibição do documentário sobre J Borges “Uma vida na Xilogravura”, coordenado pelo artista Cacau Arcoverde, recital com o ator Emmanuel Barros, rodas de diálogos e poesias, exposição de artes plásticas do artista Marco Lopes, apresentação cultural do trio pé de serra “Flor do Sertão”, culminando com a participação especial do fantástico Balé Popular Papanguarte, da cidade de Bezerros, que neste ano completa 25 anos de existência e resistência.

"Novamente a experiência está sendo maravilhosa. Já na abertura contamos com a presença dos alunos da EREM André Cordeiro, 3⁰ ano "A", acompanhados da excelente educadora, Bel Cristianne. Foi um momento indescritível, emocionante, repleto de diálogos frutíferos, reflexões, discussões sobre perspectivas de vida, destacando a importância da constituição, valorização e preservação do diversificado e valioso patrimônio do Brejo da Madre de Deus! 

Também tivemos a honra de contar com presença do Exmo. Juiz de Direito da comarca do município, Dr. Altino Conceição da Silva, do ator e diretor teatral Ricardo Mourão, do fotógrafo César Augusto, de Renata Gabriela, nossa parceira e, atualmente, mediadora do Museu Municipal Dulce Pinto e, para completar a felicidade, recebemos a visita e do grande amigo e conterrâneo, Padre Adilson Ferreira que hoje reside em Roma, a serviço do Vaticano.

Aos parceiros que até aqui colaboraram para a realização deste evento, todo meu respeito, admiração e sinceros agradecimentos!", destacou Mônica Mendonça.