sexta-feira, 1 de julho de 2022

Cidade de Pernambuco contraria determinação do Estado e volta a exigir* uso de máscaras

A Prefeitura de Triunfo, no Sertão de Pernambuco decretou a obrigatoriedade do uso de máscara como forma de proteção à covid-19 em alguns locais do município.

O decreto afirma que a obrigatoriedade do uso de máscaras é válida por tempo indeterminado em estabelecimentos comerciais, industriais, bancários e de serviços, incluindo órgãos da administração pública municipal.

De acordo com o documento, entre os dias 5 e 25 de junho, que incluem o período das festas de São João, o número de casos confirmados de covid-19 quadruplicou em Triunfo. O município afirma que os índices voltaram a atingir níveis recordes.

Após as festas juninas, o número de casos confirmados aumentou em todo o Estado.

"Os estabelecimentos descritos deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara ou cobertura sobre o nariz e a boca", diz o artigo 2º do decreto assinado pelo prefeito Luciano Fernando de Sousa (Luciano Bonfim).

O decreto, datado da quarta-feira (29) e divulgado nessa quinta-feira (30), foi publicado pela gestão nas redes sociais.

O Governo de Pernambuco deixou de exigir o uso de máscaras em locais fechados desde abril. Pelas regras do Estado, a obrigatoriedade permanece apenas em serviços de saúde, farmácias e transporte coletivo.

Apesar disto, pela lei, os municípios são autorizados a tomar medidas contrárias, desde que sejam no sentido de restringir as posições determinadas pelo governo estadual.

Fonte: JC