Após a abertura oficial, que contou com o pronunciamento das autoridades presentes no evento, foram divididos grupos com a articuladora e os mobilizadores municipais que compõem a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef.
Em seguida, os participantes discutiram estratégias voltadas para o desenvolvimento infantil na primeira infância; educação e saúde de qualidade para todas as crianças e adolescentes, oportunidades de trabalho e de formação profissional para adolescentes e jovens, prevenção às diversas formas de violência, proteção social para famílias vulneráveis, entre outros pontos.
Durante o fórum também foi apresentado o Plano de Participação Cidadã do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) para o ano de 2022.
Em seu discurso, o prefeito Roberto Asfora lembrou das últimas vezes em que o município conseguiu o Selo e reforçou seu compromisso: "O passado nos inspira a alcançar novas conquistas para nossa amada cidade, e o futuro de nossas ações, planejamos hoje.
Que nós da sociedade civil, possamos olhar para cada criança e adolescente de Brejo da Madre de Deus, como um filho, como um neto, ou os mais jovens aqui presentes, como irmãos. E a eles, desejamos a melhor Educação, os melhores serviços de Saúde, os melhores programas de assistência social, acesso a lazer e cultura, emprego e segurança." Disse ele.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços positivos na realização e garantias dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros. Ao aderir o Selo, o município de Brejo da Madre de Deus assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridades.
Do Estação Notícias / Assessoria